Jornal Diário
Marília,
FacebookTwitterYouTube

Postado em 03/12/2016 às 15:09

Saúde confirma 15 surtos de caxumba; imunização com tríplice foi intensificada

Período de intensificação, 4.909 pessoas compareceram aos postos e unidades de saúde

Categoria: Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, por meio da Vigilância Epidemiológica, o registrado de 15 surtos de caxumba em Marília, até o dia 28 de novembro. Os surtos foram controlados mediante a intensificação da vacinação tríplice viral, procedida no mês passado.

O Estado de São Paulo alcançou, neste ano, o maior número de casos de caxumba em uma série histórica desde 2001: foram 4.193 registros. Pessoas entre 15 e 30 anos foram as mais atingidas.  

Para se ter uma ideia do ano atípico, em todo o ano passado, foram notificados 707 casos. Entre as causas dos surtos, conforme especialistas, está a mudança na imunização, ocorrida há 13 anos. 

Em todo o Brasil, até 2003 a proteção ocorria com apenas uma dose. A partir de então, a forma de vacinar mudou e as pessoas passaram a tomar duas doses. Porém, se houver descuido, a população fica vulnerável.

A suspeita é que o vírus tenha voltado a circular e esteja afetando as pessoas mais jovens, já que a faixa etária acima dos 30 anos viveu um período em que o vírus também circulava. Muitos já tiveram a doença, ou foram imunizados pela dose única. 

 

EM MARÍLIA

Conforme o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, 4.909 pessoas compareceram aos postos e unidades de saúde durante o período de intensificação da vacina, em novembro. A tríplice viral foi aplicada em 1.154 pacientes, correspondente a 23.51% do número de pessoas que compareceram aos postos e unidades. 

Em nota, a secretaria de Saúde explicou que as doses só foram aplicadas em pacientes que não estavam em dia com a vacinação. Outra medida para controlar os casos foram os bloqueios, procedidos em ambientes que registraram surtos. 

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que as salas de vacinas dos postos e unidades continuam aplicando doses da tríplice viral - que protege contra a caxumba. A orientação é para que as pessoas procurem os postos e unidades para atualização da carteira de vacinação.

Comentários

Mais Recentes

Jornal Diário

Rua Coronel Galdino de Almeida, 55
Marília/SP - CEP 17.500-100
Fone (14) 3402-5122
Fax (14) 3402-5125
diario@diariodemarilia.com.br


Jornal Diário
Páginas
Sobre
Anuncie
Assine
Expediente
Contato
Webmail
Cadernos
Polícia
Esporte
Geral
Cultura
Saúde
Página 2
Economia
Carro
Circulando
Dia a Dia
Charge
Classificados
Redes SociaisFacebookTwitterYouTube
Diário-Correio é resultado da fusão ocorrida em 1992 entre o Diário de Marília e Correio de Marília, fundado em 1º de Maio de 1928. Desenvolvido por StrikeOn