Jornal Diário
Marília,
FacebookTwitterYouTube

Postado em 06/07/2016 às 17:28

Impostômetro bate marca do R$ 1 trilhão em 153 dias

Painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo atingiu marca na quarta-feira (05)

Categoria: Economia

Em 153 dias, a administração pública do país já arrecadou mais de R$ 1 trilhão por meio de impostos. Esse é o placar registrado na última quarta-feira, dia 05, pelo “Impostômetro” criado pela Associação Comercial de São Paulo. A marca representa impostos, taxas e contribuições pagas pelos brasileiros diariamente. O presidente da entidade municipal do comércio, Libânio Nunes de Oliveira, comentou o apetite tributário e o retorno, em serviços, ao cidadão.

Para o dirigente, a saída da crise não está no aumento da carga tributária, mas na melhor administração do dinheiro público. “O impostômetro mostra a dimensão da contribuição do brasileiro. É preciso rever a estrutura tributária, legislativa, trabalhista e política. Uma estrutura de governo menor faria com que esse montante fosse direcionado ao bem estar social”, acredita o presidente da Acim.

Há 11 anos os números são mensurados pela associação em São Paulo. O empresário diz que poucos os tributos “se mostram ao contribuinte”, como o IPTU, IPVA ou o Imposto de Renda. A maioria deles está bem escondida, embutidos principalmente no preço dos produtos e serviços adquiridos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), 63 tributos afetam a população direta ou indiretamente. Entre eles estão o ICMS, Pis, Cofins, IPI, ISS, IOF, e uma porção de outras siglas que abocanham, em média, 41,8% do rendimento do contribuinte.

 

Ao considerar a renda média dos brasileiros, o IBPT concluiu que são necessários 153 dias de trabalho apenas para pagar esses tributos. “É o mesmo que dizer que desde o início do ano até o dia primeiro de julho o contribuinte trabalhou apenas para alimentar o caixa dos governos”, criticou Libânio, atual vice presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Comentários

Mais Recentes

Jornal Diário

Rua Coronel Galdino de Almeida, 55
Marília/SP - CEP 17.500-100
Fone (14) 3402-5122
Fax (14) 3402-5125
diario@diariodemarilia.com.br


Jornal Diário
Páginas
Sobre
Anuncie
Assine
Expediente
Contato
Webmail
Cadernos
Polícia
Esporte
Geral
Cultura
Saúde
Página 2
Economia
Carro
Circulando
Dia a Dia
Charge
Classificados
Redes SociaisFacebookTwitterYouTube
Diário-Correio é resultado da fusão ocorrida em 1992 entre o Diário de Marília e Correio de Marília, fundado em 1º de Maio de 1928. Desenvolvido por StrikeOn