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Postado em 01/07/2016 às 16:14

Mulheres lideram renegociação de dívidas

Estudo traça o perfil dos consumidores inadimplentes que utilizam o meio de pagamento cheque

Categoria: Economia

Com o cenário econômico incerto e a crescente queda do consumo, muitos varejistas buscam alternativas para fidelizar o cliente e, dessa forma, continuar incentivando as compras. Assim, a oferta de opções de meios, condições de pagamento e juros baixos têm sido algumas das soluções adotadas. Um dos instrumentos de pagamento que tem voltado a figurar entre os consumidores neste ano de recessão é o cheque. Segundo o levantamento trimestral do Perfil do Consumidor Inadimplente realizado pela Central de Recuperação do TeleCheque, serviço oferecido pela MultiCrédito, 51% das mulheres utilizaram o meio de pagamento e entraram em contato com a empresa para renegociar seus débitos.

O estudo foi elaborado com base nos 800 consumidores que procuraram o serviço de renegociação de dívidas entre os meses de março e maio de 2016. Nesse período, quem mais renegociou as dívidas foram as mulheres casadas, entre 31 e 40 anos, com um dependente, com segundo grau completo, que atuam em empresas privadas. O valor médio dos débitos do público feminino foi de R$ 200 a R$ 499,99, os principais gastos foram com alimentação (10,5%), farmácias (4,87%) e vestuário (4,75%), e a principal causa foi o descontrole financeiro.

Ainda de acordo com a pesquisa, entre os homens que utilizam o cheque como meio de pagamento, a inadimplência foi de 23,75% por descontrole financeiro, mas com gastos com a manutenção e acessórios automotivos. Vale destacar que a inadimplência por conta do desemprego cresceu 15,9% entre homens e mulheres na comparação com os números do mesmo período de 2015.

“O indicador mostra a diferença no hábito de compras entre homens e mulheres, independente do que compram mesmo com crescimento do desemprego, o descontrole financeiro ainda é a maior causa da falta de pagamento das dívidas. O consumidor que possui uma boa educação financeira, consequentemente tem um maior controle de suas finanças e grandes chances de não se tornar um devedor nesse atual cenário econômico”, Carlos Eduardo Souza, Diretor nacional de recuperação e atendimento.

A pesquisa ainda traz um dado interessante: se comparada com a análise do último trimestre, a procura por renegociação entre os consumidores cresceu 2,04%; já o aumento de consumidores desempregados que procuraram a empresa para renegociar foi de 33%.

Sobre a Pesquisa TeleCheque®

A pesquisa é feita com base nos valores das transações em reais monitorados pelo serviço TeleCheque em diversos segmentos, como alimentação, automotivo, calçados, combustíveis, educação, eletroeletrônicos, joalheria e bijuterias, magazines e lojas de departamentos, máquinas e peças, material de construção, móveis, decoração e artigos para o lar, produtos, saúde, serviços, turismo, entretenimento e vestuário. São monitorados aproximadamente 10 mil pontos de venda distribuídos em 890 municípios do País, com exceção dos Estados do Acre, Rondônia, Amapá, Roraima e Tocantins.

Sobre a MultiCrédito

Com mais de 30 anos de atuação, a MultiCrédito se destaca por oferecer a seus clientes eficiência, segurança, performance tecnológica e inteligência em todas as etapas de diversos processos de crédito. A empresa é detentora das marcas TeleCheque®, especializada em análise de crédito de pagamentos com cheques, e MultiCrediário®, especialista na análise de crédito e no fornecimento de soluções para pagamentos realizados por meio de crediário e de boletos. A empresa é associada à Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques (Abracheque). Mais informações sobre a MultiCrédito podem ser obtidas pelo telefone 0800 285 9131.

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